quero viver de rendimentos ou de reforma

Tem de fazer prova dos rendimentos e pedir um visto. Uma vez em Portugal tem de solicitar uma autorização de residência

Os processos de imigração têm 2 fases:

Viver de rendimentos

Para cidadão estrangeiros que não planeiam desempenhar um trabalho remunerado

Cidadão estrangeiros que não procuram trabalho e desejam viver de rendimentos próprios podem solicitar um visto D7. Para além de darem prova do rendimento terão de provar a regularidade anual do mesmo.

Visto D7 por Reforma

Um cidadão de um país terceiro desde que faça prova da reforma que aufere no seu país de origem pode solicitar um visto para viver em Portugal.

O rendimento mensal terá de ser superior ao salário mínimo nacional (580€/mês x 14 meses). Caso tenha familiares a seu cargo este valor sobe tendo que considerar +50% pela esposa e +30% por cada filho.

A idade da reforma em Portugal é superior aos 65 anos e candidaturas de imigrantes com idade inferior podem ser sujeitas a uma apreciação especial.

Viver da reforma

Cidadãos estrangeiros reformados podem solicitar um visto para viver em Portugal

Os cidadãos reformados podem solicitar um visto D7. Terão de dar prova dos rendimentos e estes terão de ser superiores ao salário mínimo nacional.

Visto D7 por Rendimentos

Os principais documento são os comprovativos de rendimentos provenientes de bens móveis ou imóveis, ou da propriedade intelectual, ou ainda de aplicações financeiras.

A constância anual dos rendimentos é um fator importante de avaliação. Não basta ter dinheiro no banco. As regras do salário mínimo como limite de sobrevivência aplicam-se igualmente nesta situação.

Pode ser exigido que prove a seriedade das suas intenções pois estes vistos são muito utilizados para imigração legal e os Consulados e o Ministério dos Negócios Estrangeiros são muito restritos na sua aprovação. Assim, é comum pedirem:

  • Abertura de conta bancária e transferência de algum dinheiro para Portugal
  • Terá de ter abrir atividade fiscal como não residente (obter um número fiscal)