obtenha a residência sem ter visto de trabalho

Faça uma Manifestação de Interesse Artº88 após Chegar a Portugal

A Oportunidade de se Tornar Cidadão e Obter 100% dos Direitos Civis

O processo de visto de trabalho é a forma mais rápida de obter a residência e 100% dos seus direitos.

Aconselhamos a que tente encontrar um trabalho antes de vir para Portugal. Atualmente existem muitos empregadores que aceitam realizar entrevistas de emprego por Skype ou apps similares.

Se optar por vir diretamente sem solicitar o visto de trabalho ou mesmo sem emprego, e só depois se legalizar, pode fazê-lo através de uma manifestação de interesse artº 88.

Legalização com uma manifestação de interesse artº88

Se optar por vir diretamente sem solicitar o visto de trabalho ou mesmo sem emprego e só depois se legalizar, pode fazê-lo através de uma manifestação de interesse artº 88.

Na prática, está a pedir diretamente uma autorização de residência com dispensa de visto, uma vez que já se encontra em território nacional.

Não se esqueça que tem de cumprir obrigatoriamente duas condições:

  1. Ter uma promessa/contrato de trabalho por escrito
  2. Ter entrado legalmente em território Português e ter provas dessa entrada.
Enquanto aguarda pela conclusão do processo pode trabalhar.

Só Podem Pedir a Manifestação Imigrantes Com Emprego

Só imigrantes que se auto sustentem podem pedir a residência. Terão de ter um contrato de trabalho ou uma promessa de contrato

O SEF Tem de Saber Que Entrou Em Portugal

Garantir que o SEF tem o seu registo de entrada é essencial para o pedido de residência

Muitos emigrantes não viajam diretamente para Portugal mas sim para outros países do Espaço Schengen e não se hospedam em hotéis (que são obrigados a comunicar ao SEF o registo), o que torna impossível saber quando entraram em Portugal.

Caso se enquadre numa das duas situações anteriores tem 3 dias para comunicar ao SEF a sua chegada.

Lembre-se, sem o registo de entrada não pode pedir a residência.

Manifestação de Interesse Art. 88

Entrega Da Documentação No SEF

Primeiro, tem de submeter a documentação e aguardar pela aprovação do SEF

Lembre-se que é essencial que o seu processo esteja completo ou poderá sofrer atrasos durante a fase de apreciação pelo SEF.

O seu empregador tem de estar envolvido neste processo

Não só precisa de uma promessa de emprego por escrito, como...

Precisa de outros documentos

Obter um pedido de residência com sucesso precisa do seu empregador como elemento ativo no processo pois existem vários documentos que terão de ser produzidos por ele.

Art. 88: Entrevista no SEF

Entrevista no SEF

O momento onde tudo se decide e são vários os fatores que podem inviabilizar um pedido. Não deixe que aconteça consigo

O sucesso do seu pedido irá depender da qualidade da documentação que apresentar e da sua capacidade para esclarecer as dúvidas levantadas pelos funcionários dos serviços de imigração durante a entrevista.

Uma boa preparação é essencial se quiser que tudo corra pelo melhor. Poderão ser colocadas questões para averiguar da veracidade das suas intenções ou para clarificar o conteúdo de algum documento ou pedidos outros não previstos. Da sua capacidade em responder a estas questões depende a aceitação do seu pedido.

Obter apoio especializado é uma boa forma de garantir que tudo corra bem.

FAQS

Desde que disponha de uma promessa de um contrato de trabalho, poderá solicitar uma manifestação de interesse e obter uma autorização de residência sem ter pedido previamente um visto de residência.

Durante o período até ser chamado para entrevista pelo SEF e obter a aprovação do seu pedido não deverá sair de Portugal.

Ao pedir um visto de trabalho terá um processo linear que permitirá legalizar a sua situação de cidadania em poucos meses. Ao optar pela manifestação de interesse estará sujeito a prazos 2 a 3 vezes mais longos. O seu empregador poderá igualmente não gostar que esteja tanto tempo numa situação paralegal.

Antes das alterações efetuadas no Verão de 2017, o prazo médio andaria por volta de 1 ano. Entretanto, com a introdução de maior flexibilidade na lei  os pedidos dispararam várias vezes pelo que é de esperar um aumento dos prazos.

Sim pode, mas só poderá fazer após o imigrante obter a sua autorização de residência. Poderá então ser pedida uma reunião familiar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin